MONTES CLAROS – A presidente do Instituto Municipal de Previdência dos Servidores Públicos de Capitão Enéas (Prevcap) Marly Ferreira da Rocha, e o diretor financeiro, José Eudes Avelar, realizaram uma visita institucional, nesta quarta-feira, 12, ao Instituto Municipal de Previdência dos Servidores Públicos de Montes Claros (Prevmoc), com objetivo de compartilhar informações e experiências na gestão do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS). Eles foram recebidos pelo presidente do Prevmoc, Leandro Costa Rebello de Freitas, e pelo diretor administrativo, Rubens Leonardo, acompanhados pelo vereador Claudio Rodrigues, de Montes Claros.
Durante a visita, a presidente Marly Rocha explicou o andamento do trabalho da Instituto em Capitão Enéas e recebeu dicas e orientações sobre as melhores práticas na gestão dos processos.
“Sabemos que o Prevmoc é referência em previdência no Norte de Minas e estamos aqui para uma troca de informações que certamente irão nos ajudar no andamento do trabalho no Prevcap, especialmente em relação a algumas questões que precisamos desenvolver no Instituto”, justificou a presidente.
Os principais assuntos abordados na reunião foram a regularização da concessão de benefícios e o equilíbrio financeiro e atuarial, que desafiam governantes e gestores dos RPPS. Apesar de ser um princípio estruturante consagrado no caput do artigo 40 da Constituição Federal, de modo geral, a grande maioria dos Regimes Próprios possui déficit atuarial a ser equacionado, originado de situações passadas relacionadas à forma pela qual foram constituídos e inicialmente geridos.
Leandro Rebello destacou que a prioridade do instituto de previdência deve estar em observar critérios que preservem seu equilibro financeiro e atuarial para assegurar a proteção dos seus beneficiários em longo prazo.
“A administração de Regimes Próprios, como o Prevmoc e o Prevcap, é um desafio muito grande para a administração pública. Pode parecer que o instituto de previdência é apenas uma instituição destinada a receber contribuições e pagar benefícios previdenciários, mas a verdade é que o que o trabalho vai muito além disso. E dada essa complexidade, é importante compartilhar informações e experiências para melhor administração dos institutos de uma maneira geral. O Prevmoc está à disposição para acolher todos os institutos, sobretudo os do Norte de Minas, e ficamos à disposição do Prevcap para oferecer o auxílio necessário”, acolheu o presidente.
Leandro Rebello também colocou a equipe do Prevmoc à disposição para oferecer orientações técnicas e treinamento para a equipe do Prevcap, se necessário.
Também presente na reunião, o vereador Claudio Rodrigues, que é servidor público municipal há mais de 30 anos, foi secretário de Planejamento e Gestão de Montes Claros e conhece bem os processos relativos à gestão de pessoas na esfera pública, destacou a importância dessa cooperação entre os institutos para desenvolvimento da Previdência Social na região.
“Institutos bem geridos e estruturados vão garantir a sua finalidade precípua, que são as aposentadorias e pensões dos seus segurados, e a troca de experiências contribui para o aprimoramento da gestão, além de promover a colaboração e a confiança”, destacou.
Por Jerusia Arruda