
MARIA LÚCIA SENADORA
O MDB lançou a pré-candidatura da ex-deputada federal e ex-prefeita de Pitangui, Maria Lúcia Cardoso, ao Senado por Minas Gerais. Maria Lúcia é mãe do atual presidente estadual do partido, o deputado federal Newton Cardoso Júnior, e se projetou politicamente quando era casada com o ex-governador Newton Cardoso. O MDB já havia lançado Gabriel Azevedo, ex-presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, como pré-candidato ao Governo de Minas. Ainda há muita água para rolar debaixo da ponte e é pouco provável que o partido sustente essas duas candidaturas. Atualmente, a “noiva cobiçada” do MDB para chapas majoritárias é o presidente da Assembleia Legislativa, Tadeuzinho, que, no entanto, não tem demonstrado entusiasmo em se candidatar nem ao Senado nem ao Governo.
MARÍLIA SENADORA
Já a prefeita de Contagem, Marília Campos (PT), está mais do que disposta a ser candidata ao Senado pelo partido. Ela, inclusive, já lidera algumas pesquisas de opinião. No entanto, a prefeita deixou claro que só se desincompatibilizará da Prefeitura se sua candidatura for tratada com absoluta prioridade não apenas pelo PT mineiro e nacional, mas, principalmente, pelo presidente Lula. De acordo com texto publicado ontem nas redes sociais por seu marido, José Prata, essa sinalização ainda não foi feita.
PP DESCARTA TARCÍSIO
Cacique do Centrão, o senador Ciro Nogueira, presidente nacional do PP, que sonhava em ser candidato a vice-presidente em uma chapa com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), jogou a toalha. Em entrevista à imprensa nesta semana, Nogueira descartou o apoio do PP a Tarcísio, afirmando o óbvio: que uma candidatura do governador à Presidência só seria viável com apoio integral do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Isso está descartado, já que, para manter seu nome em evidência, Jair Bolsonaro definiu que seu candidato será o filho, Flávio Bolsonaro. Essa movimentação do PP é relevante, já que o partido formou uma superfederação com o União Brasil e, se não em votos, terá peso significativo em estrutura partidária nas eleições de 2026.
PP DESCARTA TARCÍSIO II
Ciro Nogueira, entretanto, não cravou apoio imediato da federação à candidatura de Flávio Bolsonaro. Para o senador, o filho de Jair precisa demonstrar que será um candidato competitivo, com real intenção de vencer as eleições, e não apenas de sustentar o legado do pai. Há um pano de fundo nessa posição: vários deputados e senadores do PP e do União Brasil são do Nordeste, região em que o presidente Lula continua liderando as pesquisas com larga margem, e não querem apoiar um candidato de extrema-direita à Presidência sob o risco de complicar suas próprias disputas eleitorais. O PP, inclusive, tem um ministro no Governo Lula, o de Esportes, André Fufuca, que pretende ser candidato ao Senado com apoio do presidente. Já o União Brasil, que havia exigido a devolução do Ministério do Turismo, após Jair Bolsonaro indicar Flávio como candidato, voltou atrás e retomou o comando da pasta.
ANIVERSÁRIO DE CAMPO AZUL
Nos dias 23 e 24 de janeiro, a Prefeitura de Campo Azul promove a Festa Nacional do Pequi, que comemora o 29º aniversário de emancipação político-administrativa do município. Para 2026, o prefeito Nardin (PT) contratou bandas de expressão nacional, como Kiko Chicabana e Sérgio Silva, para animar a festa.
FALE COM A COLUNA
Para receber esta coluna em primeira mão, entre em contato com nossa lista de transmissão. 📲 Salve o número (38) 99865-5654 e envie uma mensagem solicitando sua inscrição. Acompanhe também no Instagram: @pecealmeidajunior






