
DIA DOS GERAIS
Hoje, a capital de Minas transferiu-se simbolicamente para Matias Cardoso, no Norte de Minas. Isso porque 8 de dezembro é o Dia dos Gerais, que marca o reconhecimento da região onde hoje está o município de Matias como parte fundante das povoações do estado. O Dia dos Gerais, inclusive, é previsto na Constituição Mineira, após aprovação de uma PEC em 2011 pela Assembleia Legislativa, fruto da intensa mobilização de pesquisadores, agentes políticos e culturais do Norte de Minas, além de entidades como a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e a Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS), que integravam o Movimento Catrumano e defenderam essa pauta por seis anos.
DIA DOS GERAIS II
Neste ano, a solenidade foi presidida pelo vice-governador Mateus Simões (PSD), que está em plena pré-campanha para suceder Romeu Zema (Novo) no comando do Governo de Minas. O prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães (União Brasil), foi o escolhido para receber o Grande Colar, entregue a apenas uma personalidade por ano. Outros nomes do Norte de Minas também foram homenageados. Com a medalha Matias Cardoso, concedida exclusivamente a homens, foram agraciados o deputado estadual Carlos Pimenta (PDT) e os prefeitos Zé Aparecido (PSD), de Janaúba; Jimmy Murça (PSD), de Jaíba; e Saulo Feliciano (Podemos), de Monte Azul.
DIA DOS GERAIS III
Também receberam a medalha Matias Cardoso o ex-prefeito de Coração de Jesus e São João da Lagoa e ex-presidente da AMAMS, Ronaldo Mota Dias; o vice-presidente da FAEMG, Astério Itabayana Neto; e o médico André Ruas Abreu, de Montes Claros, que atua há muitos anos em Manga e Matias Cardoso. Já a medalha Maria da Cruz, destinada exclusivamente a mulheres, foi entregue, entre outras, à advogada montes-clarense Beatriz Morais de Sá, ex-secretária-executiva da AMAMS e uma das lideranças do Movimento Catrumano; à subsecretária de Turismo de Montes Claros, Natalie Oliffson; e à prefeita de Berizal, Talyane Pereira.
PRIVATIZAÇÃO DA COPASA
O presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Luís Fernando Falcão, prefeito de Patos de Minas, levantou uma questão relevante sobre a privatização da Copasa em tramitação na Assembleia. Ele questiona por que os prefeitos não estão sendo ouvidos. E tem razão, já que os contratos da Copasa são firmados individualmente com cada município. Caso muitos deles optem por não renovar a concessão e decidam contratar outra empresa ou criar serviços autônomos de água e esgoto, a lucratividade de quem adquirir a Copasa pode ficar bastante reduzida. Para se ter ideia, hoje Belo Horizonte responde por cerca de 40% do faturamento da empresa e muitos municípios importantes do interior nem utilizam os serviços da Copasa, como Uberlândia, no Triângulo Mineiro.
PRIVATIZAÇÃO DA COPASA II
Um dos maiores clientes da Copasa é Montes Claros. E, recentemente, prefeitos de orientações políticas diferentes, como Ruy Muniz e Humberto Souto, discutiram a possibilidade de romper o contrato e implantar um sistema municipal próprio de abastecimento de água e saneamento. Na gestão de Humberto Souto, inclusive, a renovação contratual ocorreu com a exigência de um aporte financeiro elevado da empresa, que custeou grande parte das obras de pavimentação e finalização das novas avenidas em seu primeiro mandato, além da construção da nova adutora que leva água do Rio São Francisco para Montes Claros.
PRIVATIZAÇÃO DA COPASA III
A dúvida levantada por Falcão é pertinente. Se a futura Copasa privatizada perder contratos com grandes municípios, responsáveis pelo lucro, como ficará o abastecimento de água em cidades pequenas, onde o serviço é naturalmente deficitário? O Governo de Minas afirma que a ARSAE irá exigir a manutenção do abastecimento nessas regiões, mas qualquer pessoa com leitura mínima de mercado sabe como funcionam os incentivos privados. Água e esgoto são serviços essenciais e estratégicos. A entrega desse setor à iniciativa privada não pode ocorrer de forma apressada e sem amplo debate. Pré-candidato a um cargo maior em 2026, Falcão pode ganhar força ao defender esse tema.
FALE COM A COLUNA
Para receber esta coluna em primeira mão, entre em contato com nossa lista de transmissão. 📲 Salve o número (38) 99865-5654 e envie uma mensagem pedindo sua inscrição. Acompanhe também no Instagram: @pecealmeidajunior





