Home / Categorias / Política / Fogos de artifício

Fogos de artifício

Pecê Almeida Júnior é jornalista e publicitário.

FOGOS DE ARTIFÍCIO

A vereadora Ceci Protetora (PRD) cobrou, na tribuna da Câmara, durante a reunião desta terça-feira (11), que o projeto de lei de sua autoria, que proíbe fogos de artifício com barulho em Montes Claros, seja colocado em pauta pela presidência da Casa. O projeto foi apresentado em 2022 e já recebeu parecer de legalidade e constitucionalidade das comissões legislativas, mas ainda não foi levado à votação no plenário. A proposta atende a uma demanda de cuidadores de idosos, tutores de animais, pais e responsáveis por pessoas com autismo — enfim, de grande parte da sociedade.

FOGOS DE ARTIFÍCIO II

O projeto que a vereadora Ceci busca aprovar em Montes Claros já é lei em cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre, além de estar em vigor em estados inteiros, como Acre, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Piauí, Roraima e São Paulo. Se houvesse legislação estadual sobre o tema em Minas, a proposta de Ceci seria desnecessária. O réveillon de Copacabana continua bonito, mas agora sem estampidos: os fogos têm apenas efeito visual. Passou da hora de Montes Claros aderir, em nome da civilidade e do respeito mútuo.

FOGOS DE ARTIFÍCIO III

Enquanto isso, a Prefeitura de Montes Claros publicou, na edição de hoje do Diário Oficial, aviso de licitação para contratação de show pirotécnico para o Réveillon 2025. O aviso indica que, diferente do ano passado, quando o evento foi bastante criticado por não acontecer — já que a população não tem outra opção de lazer gratuito na virada do ano —, neste ano a festa deve ser realizada. Caso o local seja novamente a Lagoa do Interlagos, é provável que a obra de revitalização ainda não esteja concluída. Tomara que esteja pronta para o Réveillon de 2026.

FOGOS DE ARTIFÍCIO IV

Segundo o edital da licitação, a Prefeitura vai contratar para o Réveillon: 180 morteiros, 16 tortas com 100, 156, 172 ou 300 tubos e 100 candelas de um tiro. Ou seja, muito fogo, que, a depender da tramitação do projeto de lei de Ceci Protetora na Câmara, pode ou não ter barulho. O edital não divulgou a estimativa de preços, sob a justificativa de evitar a formação de cartéis e garantir valores mais baixos para os cofres do Município.

AVENIDA

É preocupante o estado do canal da Avenida José Corrêa Machado, especialmente porque o período chuvoso se aproxima e a região é historicamente afetada por inundações. No trecho próximo à concessionária BYD (antiga Toyota), por exemplo, as raízes das árvores já estão expostas, com os barrancos laterais quase alcançando o asfalto. Caso uma dessas árvores caia sobre um veículo ou pedestre, o prejuízo pode ser grave. Seria importante que a Prefeitura informasse se há alguma ação prevista para resolver o problema, que é visível a qualquer pessoa que passa pelo local, seja em corrida ou caminhada.

FALE COM A COLUNA

Para receber esta coluna em primeira mão, entre em contato com nossa lista de transmissão:

📲 Salve o número (38) 99865-5654 e envie uma mensagem solicitando a inscrição.

Acompanhe também pelo Instagram:@pecealmeidajunior

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *