Home / Categorias / Política / Praça dos Jatobás

Praça dos Jatobás

Pecê Almeida Júnior é jornalista e publicitário.

PRAÇA DOS JATOBÁS

Como, enfim, está sendo construída uma praça na Praça dos Jatobás e, dentro dela, uma concha acústica, o amigo e leitor Edvaldo Nunes, o popular Tim da Plamoc, faz uma interessante observação. Para ele, a casa que hoje serve de sede à Secretaria Municipal de Esportes comprometerá a visão de diversos ângulos das obras (praça e concha) quando inauguradas.  Quando essa casa foi desapropriada nos anos 1990, juntamente com toda a área do que atualmente é chamada de Praça dos Jatobás, para a construção da Avenida José Corrêa Machado, a promessa era de que ela seria demolida, a fim de ampliar o espaço para futuras melhorias públicas ou para melhor visibilidade do trânsito. Acabou não sendo e foi sede, primeiro, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que depois se transferiu para o Centro de Convivência do Meio Ambiente, a poucos metros dali, e, posteriormente, da Secretaria Municipal de Esportes.

PRAÇA DOS JATOBÁS II

A Prefeitura de Montes Claros, hoje, tem espaço sobrando. São duas sedes administrativas, já que, com a nova Prefeitura no bairro Jaraguá, o prédio da Cula Mangabeira não foi desativado. Além disso, a antiga Câmara Municipal retornou ao Executivo, e seus gabinetes parecem não estar sendo utilizados. A Praça de Esportes poderia perfeitamente servir de sede à Secretaria, especialmente agora que se anuncia uma revitalização completa do local. O mesmo poderia ocorrer com o Ginásio Poliesportivo Tancredo Neves, para citar apenas dois exemplos alternativos à atual instalação. A sugestão de Tim, que apenas reivindica o cumprimento do compromisso feito ainda na administração do ex-prefeito Jairo Ataíde, há mais de 20 anos, é bastante pertinente e deveria ser considerada. Já não faz qualquer sentido aquela casa permanecer ali.

PRAÇA DA CATEDRAL

Outra boa sugestão de Tim da Plamoc, na mesma conversa com este jornalista, foi a de incorporar a Catedral de Nossa Senhora Aparecida à Praça Pio XII (sim, este é o nome da Praça da Catedral, atualmente em reforma). O trânsito na rua em frente à Catedral pode perfeitamente ser deslocado para a via lateral, com poucas intervenções e sem prejuízo ao comércio do entorno. Um dos principais cartões-postais da cidade ficaria ainda mais valorizado. Seria estender a obra da reforma, que, aliás, carece de maior agilidade, por mais alguns metros, retirando a rua e conectando a Praça à Igreja.

RITMO DAS OBRAS

Ao falar sobre o ritmo das obras da Praça da Catedral e conversando com diversos vereadores e lideranças comunitárias, há um sentimento comum: Montes Claros tem muitas obras em curso, mas com excessiva demora na execução. Serviços relativamente simples estão levando meses, e até mais de um ano, para serem concluídos. É preciso que a Prefeitura convoque o setor de obras, as empreiteiras responsáveis pelas licitações e promova uma reorganização para garantir mais agilidade, antes que surja desgaste por causa de obras que, além de beneficiarem a população, também têm impacto político-eleitoral. Uma obra não pode deixar a impressão de “fez, mas demorou” ou “antes tarde do que nunca”.

COP-30

Com cada vez mais desastres naturais no Brasil e no mundo, em ritmo jamais visto, é preciso parar de dizer que as mudanças climáticas são um risco para o futuro. Elas já estão acontecendo agora, com força, provocando sérios prejuízos. Pode até estar chovendo enquanto você lê estas palavras, mas você se lembra de algum ano tão quente e com tão poucas chuvas, mesmo para os padrões do Norte de Minas? A expectativa, se nada for feito para reduzir de forma contundente o desmatamento e as emissões de carbono no planeta, é de que o “ano mais quente da história” seja sempre o próximo.Que a COP-30, realizada no Brasil, seja um palco importante não apenas de discussão, mas, sobretudo, de ação.

FALE COM A COLUNA

Para receber esta coluna em primeira mão, entre em contato com nossa lista de transmissão: 📲 Salve o número (38) 99865-5654 e envie uma mensagem solicitando a inscrição. Acompanhe também pelo Instagram: @pecealmeidajunior

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *