
TADEUZINHO GOVERNADOR
Deputados estaduais do Bloco Democracia e Luta, que é o bloco de oposição ao governo Zema na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, entendem que o deputado Tadeuzinho (MDB), presidente da Casa, está perdendo uma grande oportunidade. Para eles (conversei com pelo menos três), Tadeuzinho está deixando passar a chance de “montar em cavalo arriado”, ou seja, de ser candidato a governador com apoio do presidente Lula (PT), pelo próprio MDB, na vaga até então reservada ao senador Rodrigo Pacheco, ainda no PSD.
TADEUZINHO GOVERNADOR II
Esses deputados consideram que a definição de Rodrigo se será ou não candidato está demorando, principalmente porque está quase certo que Lula indicará o advogado-geral da União, Jorge Messias, para a vaga existente no Supremo Tribunal Federal, e não Pacheco. Há quem acredite que Rodrigo não se anime a ser candidato mesmo se a indicação de Messias se confirmar, e que Tadeuzinho deveria se movimentar para ocupar o posto. O entendimento é que, na pior das hipóteses, o deputado montes-clarense teria pelo menos 30% dos votos, o que lhe garantiria presença no segundo turno e que, mesmo se perdesse a eleição, como tem apenas 38 anos, se projetaria como uma das principais lideranças do estado, podendo, enquanto aguardasse novas eleições, ser até ministro caso Lula seja reeleito.
TADEUZINHO GOVERNADOR III
Um desses parlamentares avalia até que Tadeuzinho poderia, em sendo candidato a governador, negociar com a Assembleia, já que tem livre trânsito com todos os deputados, e deixar a nomeação da segunda vaga em aberto no Tribunal de Contas do Estado para depois das eleições de 2026. Caso não vencesse a disputa pelo Governo de Minas, poderia se candidatar, sem dificuldade, para essa vaga, com grandes chances de ser eleito. O deputado montes-clarense, porém, tem reafirmado que é candidato à reeleição e tentará o quinto mandato na Assembleia.
GUARABYRA NO LUGAR DE LÔ
De 7 a 9 de novembro, acontece a 32ª edição da Festa Nacional do Pequi de Montes Claros, que será realizada na avenida Viriato Ribeiro, ao lado do Parque Cândido Canela, nos fundos da Rodoviária. Desta vez, o evento será promovido pela CEMIG e pelo Governo de Minas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (a versão mineira da Lei Rouanet), tendo a Prefeitura como correalizadora. A Festa do Pequi acontecerá de forma ampliada e, para satisfação deste colunista e certamente da ampla maioria dos montes-clarenses que apreciam a festa, terá show nacional.
GUARABYRA NO LUGAR DE LÔ II
Inicialmente, a atração seria Lô Borges, mas o ídolo do Clube da Esquina precisou ser internado em UTI de um hospital em Belo Horizonte, em estado grave, poucos dias antes da divulgação da programação. A substituição, no entanto, foi à altura: Guarabyra, que em 2025 encerrou sua longa trajetória na dupla ao lado de Sá, será a principal atração da Festa do Pequi, se apresentando com o cantor Tuia, que vem se destacando na MPB. Sucessos como Espanhola, Caçador de Mim e Sobradinho certamente estarão no repertório. Como critico sempre quando se faz um evento tradicional da cidade sem show nacional, desta vez, por coerência, preciso elogiar.
FALE COM A COLUNA
Para receber esta coluna em primeira mão, entre em contato com nossa lista de transmissão: 📲 Salve o número (38) 99865-5654 e envie uma mensagem solicitando a inscrição. Acompanhe também pelo Instagram: @pecealmeidajunior





