Criada em 2015, a Sessão Azul é uma iniciativa pioneira no Brasil dedicada à inclusão e à acessibilidade no cinema. O projeto, desenvolvido por psicólogos e especialistas em autismo, já atendeu milhares de famílias em diversas cidades brasileiras, promovendo a vivência cultural e o convívio social de crianças com TEA em espaços públicos

MONTES CLAROS – Neste sábado, 18 de outubro, às 14 horas, o Montes Claros Shopping promove uma edição especial da Sessão Azul – uma experiência de cinema adaptada para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares. A iniciativa busca proporcionar um momento de lazer acolhedor, em um ambiente preparado para o conforto sensorial e emocional de todos os participantes.
Durante a exibição, as luzes permanecem acesas, o som é reduzido e o público tem liberdade para circular, dançar, cantar ou se expressar como desejar. O objetivo é facilitar a adaptação das crianças ao ambiente do cinema e orientar os pais sobre como lidar com possíveis desafios sensoriais, funcionando também como uma extensão do acompanhamento terapêutico.
O filme exibido será “A Casa Mágica da Gabby”. A animação conta a história de Gabby e sua avó Gigi, cuja viagem de carro toma um rumo inesperado quando a casa de bonecas de Gabby vai parar nas mãos da excêntrica senhora dos gatos, Vera. A jovem embarca em uma divertida aventura para reunir os Gabby Cats e recuperar sua amada casa de bonecas antes que seja tarde demais. Todos os ingressos terão valor de meia-entrada.
Criada em 2015, a Sessão Azul é uma iniciativa pioneira no Brasil dedicada à inclusão e à acessibilidade no cinema. O projeto, desenvolvido por psicólogos e especialistas em autismo, já atendeu milhares de famílias em diversas cidades brasileiras, promovendo a vivência cultural e o convívio social de crianças com TEA em espaços públicos.
Para Marília Viscondi, gerente de Marketing do Montes Claros Shopping, a ação reflete o compromisso do empreendimento com a inclusão e o bem-estar das famílias. “A Sessão Azul é um exemplo de como o lazer pode ser transformador quando é pensado para todos. É um momento de acolhimento, em que as crianças se sentem livres e os pais vivenciam uma experiência de afeto e pertencimento”, afirma.
Mais informações sobre o projeto estão disponíveis no site: www.sessaoazul.com.br





