Home / Categorias / Política / Povo nas ruas

Povo nas ruas

 

Pecê Almeida Júnior é jornalista e publicitário.

POVO NAS RUAS

Em manifestações que começaram a ser mobilizadas somente na última quinta-feira, uma quantidade expressiva de pessoas — em sua maioria de esquerda ou progressistas — foi às ruas do Brasil neste domingo (21) para protestar contra a PEC da Blindagem, também chamada de PEC da Bandidagem, e contra o PL da Anistia, da Dosimetria ou qualquer outro nome que a extrema-direita e o Centrão queiram dar ao projeto que visa livrar Bolsonaro e seus cúmplices da condenação pelos crimes de tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, organização criminosa armada, entre outros.

POVO NAS RUAS II

Com artistas populares em trios elétricos e clima de descontração, os protestos marcaram o reencontro da esquerda com as ruas — algo que não acontecia há muito tempo. E ocorreram com grande público não apenas na Avenida Paulista e na Praia de Copacabana, redutos que também costumam reunir o bolsonarismo, mas em todas as capitais do país e em muitas cidades do interior. Em Montes Claros, a manifestação aconteceu no Parque Municipal Milton Prates.

HERÓI DA ESQUERDA

Diante do sucesso da rápida mobilização, que levou o povo às ruas sem qualquer organização de transporte pago, em apenas três dias, surge uma possibilidade curiosa: Eduardo Bolsonaro, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, que se mudou para os Estados Unidos sob patrocínio do pai para conspirar contra o Brasil e prejudicar tanto autoridades brasileiras quanto a economia nacional, parece estar querendo, na prática, é ser condecorado como herói da esquerda brasileira.

HERÓI DA ESQUERDA II

Vejamos: desde que iniciou sua turnê golpista nos Estados Unidos, Eduardo Bolsonaro conseguiu feitos importantíssimos para o governo Lula e sua base de apoio. Entre eles: tirou o discurso do patriotismo, que estava sequestrado pelo bolsonarismo, e o entregou ao lulismo — inclusive, a diferença entre o bandeirão do Brasil na manifestação progressista e o bandeirão dos EUA na manifestação bolsonarista rodou o mundo e foi destaque em todos os principais veículos de comunicação internacionais; aumentou a popularidade do governo Lula; reforçou a liderança de Lula em todas as pesquisas presidenciais para o próximo pleito — em alguns cenários, até com vitória em primeiro turno, algo inédito na carreira do petista; e, como se não bastasse, ampliou a rejeição de todos os possíveis candidatos da família Bolsonaro à Presidência.

HERÓI DA ESQUERDA III

Tem mais: Eduardo e o PL mergulharam de cabeça na PEC da Blindagem (ou da Bandidagem). O partido votou 100% a favor da proposta, enquanto o PT registrou apoio minoritário — apenas 12 dos 69 deputados federais petistas votaram favoravelmente, sob forte reação negativa da própria esquerda contra esses parlamentares. Com isso, Eduardo ajudou a recolocar, depois de décadas, a pauta anticorrupção no colo da ala progressista. Nem nas melhores projeções, Lula e o PT esperavam receber tantos presentes do bolsonarismo, sob a liderança de Eduardo Bolsonaro.

HERÓI DA ESQUERDA IV

De quebra, ao conspirar contra o Brasil nos Estados Unidos e ser indiciado por obstrução de justiça, já que sua atuação visa interferir em decisões do Supremo Tribunal Federal, Eduardo Bolsonaro ainda conseguiu prender preventivamente o próprio pai, Jair Bolsonaro, antes mesmo que este fosse condenado pela tentativa de golpe — tirando de circulação o maior expoente eleitoral da direita brasileira e praticamente sepultando qualquer possibilidade de anistia.

FALE COM A COLUNA

Para receber esta coluna em primeira mão, entre em contato com nossa lista de transmissão.

📲 Salve o número (38) 99865-5654 e envie uma mensagem solicitando a inscrição.

Acompanhe também pelo Instagram: @pecealmeidajunior

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *