Home / Vale do Jequitinhonha / Mapeamento florestal pioneiro no país inicia por Minas Gerais

Mapeamento florestal pioneiro no país inicia por Minas Gerais

Especialistas irão percorrer mais de 40 mil quilômetros pelas principais regiões produtoras de florestas plantadas em 14 estados, responsáveis por 98% da área total plantada no país, e registrará mais de 40 mil pontos de controle para validar o mapeamento da silvicultura no Brasil.

Além de levantar dados de produtividade florestal, a iniciativa investigará tendências de investimento, custos de produção e as percepções e expectativas dos produtores – Foto: Divulgação

No período de setembro a novembro de 2025, será realizada a Expedição Silvicultura – na trilha da produtividade, que tem como objetivo o aprimoramento dos dados da produção florestal no estado e em todo o país.

A Expedição Silvicultura é organizada pela Canopy, empresa pioneira no uso de geotecnologias aplicadas ao setor florestal no Brasil, em parceria com a Embrapa Florestas.

Especialistas irão percorrer mais de 40 mil quilômetros pelas principais regiões produtoras de florestas plantadas em 14 estados, responsáveis por 98% da área total plantada no país, e registrará mais de 40 mil pontos de controle para validar o mapeamento da silvicultura no Brasil.

A Expedição iniciará por Minas Gerais, estado líder no ranking de florestas plantadas do Brasil, com 2,3 milhões de hectares. O diagnóstico vai mostrar todo o potencial do setor, além de embasar a elaboração de políticas públicas e o apoio para os pequenos produtores que queiram investir na silvicultura.

Os especialistas irão visitar centenas de propriedades, onde serão realizadas entrevistas com proprietários e gestores florestais, além da coleta de dados quantitativos e qualitativos em cerca de mil parcelas amostrais.

Além de levantar dados de produtividade florestal, a iniciativa investigará tendências de investimento, custos de produção e as percepções e expectativas dos produtores. Também serão avaliadas as práticas socioambientais adotadas nas diferentes regiões, bem como os impactos das mudanças climáticas sobre a produção florestal.

Projeto de Fomento Florestal

A Expedição Silvicultura foi lançada nesta quarta-feira (10/9) em Belo Horizonte, – Foto: Diego Vargas/Seapa

Durante o lançamento da Expedição, nesta quarta-feira (10/9), na Fundação João Pinheiro (FJP), em Belo Horizonte, a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), parceira da iniciativa pioneira, apresentou as ações que estão sendo construídas para cumprir a meta estabelecida no Plano Estadual de Ação Climática (PLAC) de redução das emissões de gases de efeito estufa.  “A Seapa está trabalhando para a formação de 80 mil hectares de novos plantios florestais até 2030. O projeto piloto será implantado no Vale do Jequitinhonha, em parceria com a Aperam BioEnergia e a Emater-MG”, informou a superintendente de Fomento Florestal da Seapa, Taiana Arriel.

As empresas parceiras do projeto vão fornecer as mudas e os insumos para os produtores, que terão assistência técnica continuada da Emater-MG. Já a venda da madeira será feita para a empresa parceira. “A atividade florestal fica 7 anos no campo, entre o plantio até o corte da madeira. Durante todo esse tempo, também serão realizadas ações de conscientização ambiental e programas socioeducativos junto aos produtores”, complementa.

Em Minas Gerais, além da Seapa, o projeto tem o apoio da Emater-MG e da Associação Mineira da Indústria Florestal (Amif).

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *