
Valmir Morais
O ex-prefeito de Patis por quatro mandatos, ex-presidente da AMAMS e ex-presidente do CIMAMS, Valmir Morais de Sá, faleceu nesta quarta-feira (3), após sofrer um AVC. Valmir tinha 73 anos e deixa a esposa Bernadete, os filhos Beatriz, Beane e Valmirzinho, além dos netos. Era um amigo pessoal deste jornalista. Valmir foi um dos maiores líderes regionais do Norte de Minas, sendo, por muitos anos, o prefeito com mais prestígio junto a outros prefeitos. Entre tantas realizações, foi um dos maiores entusiastas do Movimento Catrumano, projeto que ajudei a idealizar ao lado de Beatriz Morais, Paulinho Ribeiro, Joba Costa, Bruno Terra e outros amigos. Esse movimento deu ao município de Matias Cardoso — e a toda a região mineira que convencionou-se chamar de Gerais — a condição de território fundante do nosso estado. Aos familiares e amigos, todos os nossos melhores sentimentos.
Caminhos separados
De acordo com a radiografia de hoje, a extrema-direita em Minas Gerais tende a caminhar separada nas eleições para o Governo do Estado em 2026 — pelo menos no primeiro turno. Nesta semana, o presidente estadual do Republicanos, Euclydes Pettersen, e o presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto, estiveram reunidos discutindo uma composição entre os dois partidos. O acordo seria lançar o senador Cleitinho, do Republicanos, como candidato a governador, com um nome do PL para vice. Inclusive, discutiu-se nesse encontro a possibilidade de a deputada federal Greyce Elias, hoje no Avante, filiar-se ao PL para ser esse nome. Cada partido indicaria ainda um dos dois candidatos ao Senado. Pelo Republicanos, seria o próprio Euclydes Pettersen. Já o candidato ao Senado pelo PL seria o deputado federal Domingos Sávio, atual presidente nacional da legenda.
Caminhos separados II
Outro nome da extrema-direita que é candidato ao governo e não pretende abrir mão para nenhuma composição é o vice-governador Mateus Simões, atualmente no partido Novo. Como escrevi aqui ontem, ele analisa a possibilidade de deixar a legenda para se filiar a um partido com maior tempo de propaganda eleitoral e mais recursos do fundo eleitoral. Simões é o candidato do governador Romeu Zema, que é pré-candidato à Presidência da República — condição que inviabiliza um acordão da extrema-direita já no primeiro turno em Minas, já que PL e Republicanos deverão estar no palanque de Tarcísio de Freitas, atual governador de São Paulo, na campanha presidencial do ano que vem.
Posse de Leninha
A posse da deputada estadual montes-clarense Leninha na presidência estadual do PT será nesta sexta-feira (5), a partir das 19 horas, no SESC Venda Nova, em Belo Horizonte. Além, claro, de seus correligionários, lideranças de diversos partidos são esperadas no evento. O PT é o único partido brasileiro que escolhe seus dirigentes por voto direto, com a participação de todos os filiados, votando em igualdade de condições. O voto do presidente Lula, por exemplo, tem o mesmo peso que o voto de qualquer filiado do PT de Montes Claros na escolha do presidente nacional da sigla. Essa condição, aliás, deveria ser constitucionalmente obrigatória a todos os demais partidos. Evitaria — ou pelo menos reduziria significativamente — o tradicional caciquismo que ainda existe em muitas legendas e contribuiria para fortalecer o conceito de democracia, tão atacado nos últimos anos no país.
Automóvel Clube
A Prefeitura de Montes Claros publicou, no Diário Oficial do Município desta quinta-feira (4), uma carta da presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Montes Claros — COMPAC, Júnia Rebello, que também é secretária municipal de Cultura. A carta foi encaminhada ao presidente do Automóvel Clube, Paulo Cezar Santos, informando-o sobre o início do processo para incluir a sede do clube nos itens protegidos do acervo cultural de Montes Claros. É uma medida acertadíssima, diante da possibilidade — discutida nos últimos dias — de venda do Automóvel Clube e, consequentemente, de uma possível descaracterização do imóvel, que se tornou patrimônio da cidade e componente arquitetônico insubstituível da nossa paisagem urbana. Não me oponho à venda ou a uma mudança de uso do Automóvel Clube, desde que sua arquitetura original não seja comprometida. A Prefeitura está de parabéns pela rápida ação. Que faça o mesmo em relação a outros imóveis importantes da cidade, antes que eles, como já alertei aqui, virem farmácias ou estacionamentos.
Fale com a Coluna
Para receber esta coluna em primeira mão, entre em contato com nossa lista de transmissão.
📲 Salve o número (38) 99865-5654 e envie uma mensagem solicitando a inscrição.
Acompanhe também pelo Instagram: @pecealmeidajunior





