Home / Categorias / Política / Arlen e Laís no União Brasil

Arlen e Laís no União Brasil

Pecê Almeida Júnior é jornalista e publicitário.

Arlen e Laís no União Brasil

Notícia do site O Fator informa que o deputado estadual Arlen Santiago (Avante) e sua filha, Laís Santiago, que também deverá disputar uma vaga na Assembleia Legislativa em 2026, estão de mudança para o União Brasil. A ida de Arlen era considerada natural, diante da parceria que ele firmou com o deputado federal Delegado Marcelo Freitas, presidente estadual do partido. Já em relação a Laís, esperava-se que se filiasse ao PL, mas, ainda segundo O Fator, ela também deve se integrar à legenda que provavelmente abrigará o pai.

Arlen e Laís no União Brasil

Em 2022, o União Brasil elegeu três deputados estaduais — o menos votado foi Rodrigo Lopes, com 28.720 votos. Para 2026, no entanto, o UB disputará federado com o PP, que elegeu seis deputados, sendo Chiara Biondini a menos votada, com 34.126 votos. Arlen Santiago, por sua vez, conquistou 107.236 votos no último pleito. Caso consiga ampliar sua base em 20% (algo plausível), e se a soma dos votos de União Brasil e PP for semelhante à de 2022, ele terá condições de garantir sua própria eleição e também a de Laís pela nova legenda.

Mateus Simões

Outro nome que pode migrar para o União Brasil é o do vice-governador Mateus Simões, atualmente no Novo. Sua equipe busca uma sigla com maior tempo de TV e fundo partidário mais robusto, de olho em sua candidatura ao governo. A primeira opção seria o PSD, mas a cúpula do partido resiste em conceder-lhe a legenda, já que Rodrigo Pacheco — que também cogita disputar o governo com apoio do presidente Lula — está no PSD. Hoje, Pacheco lidera a corrida eleitoral, segundo a última pesquisa do Instituto Atlas/Intel. No União Brasil, Simões contaria com o peso da federação UB/PP, a terceira maior força partidária do país, atrás apenas do PL e do PT.

Vereadores e deputados

Já começa a se desenhar o quadro de apoio dos vereadores de Montes Claros para as eleições de deputado estadual no próximo ano. Dois deverão disputar a vaga com candidaturas próprias: Rodrigo Cadeirante (União Brasil) e Carol Figueiredo (PL). Os demais devem se distribuir, nos bastidores, da seguinte forma: Ailton do Vilage, Édson Cabeleireiro, Igor Dias e Maria Helena Lopes (com Tadeuzinho); Ceci Protetora (com Noraldino Júnior).

Vereadores e deputados II

Claudim da Prefeitura, Graça da Casa do Motor, Odair Ferreira, PC Landim, Rena de Nova Esperança e Wilton Dias (entre Arlen e Laís Santiago); Crisóstomo da Minas Brasil e Marcos Nem (com Oscar Teixeira); Daniel Dias e Iara Pimentel (com Leninha); Eldair Samambaia, Marlus do Independência, Júnior Martins e Sóter Magno (com Gil Pereira); Eduardo Preto (com Cristiano Silveira). Já Raimundo do INSS aguarda a definição sobre a candidatura à reeleição de Carlos Pimenta, que assumirá uma cadeira na Assembleia nos próximos dias.

Estreia

Neste sábado (6), às 11h, em uma sala do Montes Claros Shopping Center, será exibido gratuitamente o filme Em Nome da Terra, mais uma produção montes-clarense, dirigido por Elza Cohen. A obra retrata a história de mulheres do território quilombola de Vila São João, no município de Berizal. A luta pela terra e os laços ancestrais como forma de resistência ao apagamento histórico compõem o pano de fundo. Estarei presente!

Fale com a Coluna
Quer receber as principais notícias em primeira mão?
Entre em nossa lista de transmissão no WhatsApp: envie uma mensagem para (38) 99865-5654.

Acompanhe também nosso trabalho no Instagram: @pecealmeidajunior

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *