Filme documental dirigido por Elza Cohen, que retrata a história das mulheres do Território quilombola de Vila São João, em Berizal, tem pré-estréia dia 6 de setembro em Montes Claros

No no dia 14 de setembro, às 16h, será lançado o filme “Em nome da terra” em uma sessão especial e roda de conversa na Vila de São João em Berizal, onde fica a Associação Quilombola de Vila São João. Realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, o filme retrata a história das mulheres quilombolas de Vila São João, a partir da perspectiva de quem luta pelo território, busca a ancestralidade e cria laços comunitários de memória.
“Em nome da terra” emerge de um caminho de escuta atenta e de preservação da história. Uma direção que apresenta o Norte de Minas a partir do olhar de mulheres e que valoriza o protagonismo das populações que habitam esse lugar de vida, cultura e resistência.
Elza Cohen, que assina a direção entre outras funções na produção, diz que o filme nasce a partir de imersões junto a organizações como a Comissão Pastoral da Terra e outros movimentos, enquanto contribuía com o registro das ações na região. Essa promete ser o primeiro, de uma série de filmes que retratam a vida no Gerais.
A escolha de começar pelo Quilombo de Vila São João veio pela identificação com a força das mulheres e por ser um território de conquista recente, capaz de expressar a força dos povos e comunidades tradicionais. “Elas amam a terra, elas cuidam da terra e a terra devolve para elas o carinho que elas tem pela terra. Elas plantam, elas cuidam, o alimento delas vem dali e elas se sentem ricas por poderem viver daquela terra e ter os alimentos.”, explica Elza.
Território de retomada, em que a própria comunidade percorre o caminho de resgate da história de seus antepassados, o filme materializa a conquista da terra e marca por revelar o cotidiano de mulheres que resistem ao apagamento histórico. Em um dos depoimentos presentes na produção, a quilombola Karine conta que a retomada foi feita no dia 21 de novembro de 2021: “Essa terra aqui era nossa, porque era dos nossos antepassados. Essa terra antigamente era terra de solta dos animais, terra coletiva. Os fazendeiros vieram e foi cercando, fazendo documento e dizendo que era deles”.
Terra coletiva e que com a retomada reanimou a coletividade entre as mulheres. “Aos domingos elas se encontram, é o momento delas relaxarem, sorrirem, fazerem uma comida coletiva e cada uma leva um alimento. Uma ajuda a outra”, conta Elza Cohen.
“Em Nome da Terra” traz depoimentos potentes e carrega imagens fortes de um Norte de Minas em profundidade.
Ficha Técnica:
Direção ELZA COHEN, Direção de Fotografia, ANDREA CAPELLA, DAFB, Fotografia Adicional ELZA COHEN, Câmeras ANDREA CAPELLA E ELZA COHEN, Montagem MARCELA AMARANTE, etd., Color Grading / Finalização RAFAEL FOCAY, Trilha Sonora original ERIKA NANDE, Som Direto MATEUS SIZILIO, Mix e master do som KATIA DOTTO, Imagens Aéreas HENÁ GUIMARÃES, Ilustração do cartaz NATÁLIA LAGE, Design / arte EDSON IKÊ, Roteiro ELZA COHEN E MARCELA AMARANTE,etd., Consultoria de projeto Táz Mureb, Produção ELZA COHEN FILMES, Assist. de fotografia Hená Guimarães, Assist. de produção e Making Of Elisa Guimarães, Pesquisa e Argumento Elza Cohen, MÚSICA cedida
Santos Orixás – Karen Nascimento, Tradução em libras Katia Alves, Legendas Mariana Laudeauser, Produção local e elenco Cleibia Cardoso, Catering Buffet Quilombola por Cleibia Cardoso, Maria de Lourdes Elenco Cleibia, Mãe Áurea, Karine, Ednalva, Almerinda, Noeme, Diane, Valmira, Vanusa, Nilza, Lourdes
Serviço:
Exibição especial na comunidade + roda de conversa sobre o tema do filme.
Onde: Escola João Batista de Oliveira – Vila São João , Berizal
Quando: 14 de setembro, á partir das 17h
Contato: Elza Cohen – Whatsapp: (11) 974099837 – elza.cohen@gmail.com






