O evento é promovido pelo Hospital Oncovida e pela Associação Presente, que há 21 anos oferece acolhimento gratuito a pacientes com câncer na região do Norte de Minas

Montes Claros – O IX Congresso Nacional e V Internacional de Oncologia reuniu 1.400 participantes nesta quinta-feira (14) no Lília Buffet, fortalecendo Montes Claros como referência científica e colocando a cidade na rota do conhecimento e da ciência. O evento é promovido pelo Hospital Oncovida e pela Associação Presente, que há 21 anos oferece acolhimento gratuito a pacientes com câncer na região do Norte de Minas.
A solenidade de abertura contou com a apresentação da Orquestra Saulo Leony, emocionando o público com um repertório que incluiu músicas que dialogaram com o tema da palestra de Rossandro Klinjey, intitulada “As Quatro Estações da Alma: Da Angústia à Esperança”, abordando a jornada emocional de pacientes e profissionais diante do câncer.
O evento contou ainda com a presença do Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, e trouxe momentos de grande emoção, como a fala da cantora e sobrevivente do câncer Camila Campos, acompanhada do marido, Leo, ex-zagueiro do Cruzeiro, que compartilharam suas experiências de superação.
A presidente do Congresso e da Associação Presente, Dra. Priscila Miranda, reforçou a importância do evento. “Reunir referências nacionais e internacionais da oncologia aqui em Montes Claros é uma oportunidade única de promover conhecimento, acolhimento e motivação para todos os profissionais de saúde e participantes. Estamos muito felizes com esta edição.”
Ao final da solenidade de abertura, o público foi presenteado com o show de Leoni, marcando o início oficial das atividades do congresso.
O IX Congresso Nacional e V Internacional de Oncologia segue até sábado, com programação científica que reúne mais de 30 palestrantes nacionais e internacionais, incluindo a renomada Dra. Filo, que se apresenta no sábado.





