Home / Categorias / Política / Manifestação

Manifestação

Pecê Almeida Júnior é jornalista e publicitário.

MANIFESTAÇÃO

Na próxima segunda-feira (23), profissionais da educação prometem realizar uma manifestação contra o prefeito Guilherme Guimarães (União Brasil) em frente à Prefeitura de Montes Claros. A insatisfação gira em torno do que a categoria considera demora e falta de transparência nas designações da Secretaria Municipal de Educação, especialmente em relação aos auxiliares de docência, responsáveis pelo acompanhamento de crianças com necessidades especiais, como as autistas. A alegação é de que um único profissional estaria atendendo até quatro crianças atípicas ao mesmo tempo. Não é a primeira crise da atual administração com a categoria. Anteriormente, houve protestos após a alteração da carga horária de trabalho de 40 para 30 horas semanais, sem prejuízo salarial.

BRONCA DOS VEREADORES

Quem também demonstra insatisfação são os vereadores que, em grande número, usaram a tribuna na reunião desta quinta-feira (19) para protestar contra a falta de drenagem em ruas de diversos bairros e comunidades rurais de Montes Claros. A vereadora Graça da Casa do Motor, do mesmo partido do prefeito, o União Brasil, cobrou obras de drenagem em vários bairros e afirmou que a demanda é antiga. O vereador Claudim da Prefeitura (Cidadania), também da base do prefeito, classificou a situação como caótica e disse que os parlamentares cobram soluções há anos. Ele pediu urgência na execução das obras para evitar alagamentos recorrentes em períodos de chuva intensa. Os também situacionistas Eduardo Preto (Podemos) e Édson Cabeleireiro (PV) foram outros que abordaram o problema.

TADEUZINHO NO TCE

Ao que tudo indica, o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Tadeuzinho (MDB), deve mesmo seguir para o Tribunal de Contas do Estado. Deputados estaduais que estavam colhendo assinaturas para disputar a vaga de conselheiro interromperam o movimento e passaram a apoiar Tadeuzinho como candidato único e de consenso para o posto aberto com a aposentadoria do ex-conselheiro norte-mineiro Wanderley Ávila. O deputado ainda não se manifestou publicamente sobre a candidatura ao TCE, mas o cenário político já aponta para esse desfecho. Resta saber se ele indicará alguém de seu grupo político para sucedê-lo como deputado estadual ou se irá liberar seus apoiadores.

TADEUZINHO NO TCE II

Mesmo com a dúvida ainda pairando sobre se Tadeuzinho irá para o TCE, disputará a reeleição ou integrará uma chapa majoritária ao Governo de Minas, seu espólio eleitoral já começa a ser disputado. Outros candidatos a deputado estadual e até aliados próximos avaliam entrar na corrida diante de um eventual vácuo político. É o caso do vereador de Montes Claros, Igor Dias, e do prefeito de Bocaiúva, Robertão. Ambos já estão se movimentando para entrar em campo caso Tadeuzinho confirme que seu destino não será mais a Assembleia.

CONGESTIONAMENTO E TRÂNSITO LIVRE

O Brasil deve chegar polarizado a mais uma eleição presidencial, com pouco espaço para uma terceira via. Pesquisas de opinião indicam esse cenário. Um exemplo é o rápido crescimento da candidatura de Flávio Bolsonaro (PL), que absorveu praticamente todo o eleitorado de outros nomes da direita que se apresentam como pré-candidatos a presidente. A disputa presidencial influencia diretamente as eleições proporcionais. Em Montes Claros, ao observar o quadro de possíveis candidaturas a deputado estadual, o campo da direita e da extrema-direita aparece bastante disputado, com nomes como Arlen Santiago e sua filha Laís Santiago, Gil Pereira, Oscar Teixeira, Carlos Pimenta, caso dispute a reeleição, e Rodrigo Cadeirante, que deve dobrar com Marcelo Freitas. Já no campo da esquerda, a deputada estadual Leninha surge praticamente sem concorrência direta até o momento. Vale lembrar que, no primeiro turno das eleições passadas, Lula e Bolsonaro terminaram tecnicamente empatados no município, com pequena vantagem para o atual presidente. Foram cerca de 100 mil votos para cada lado.

FALE COM A COLUNA

Para receber esta coluna em primeira mão, entre em contato com nossa lista de transmissão. 📲 Salve o número (38) 99865-5654 e envie uma mensagem solicitando sua inscrição. Acompanhe também no Instagram: @pecealmeidajunior

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *