Home / Categorias / Política / Acolhimento exemplar

Acolhimento exemplar

Pecê Almeida Júnior é jornalista e publicitário.

ACOLHIMENTO EXEMPLAR

Enquanto a Prefeitura de Itabuna, na Bahia, agiu com completa irresponsabilidade e crueldade ao colocar imigrantes venezuelanos em um ônibus com destino a Montes Claros, o prefeito Guilherme Guimarães (União Brasil), por meio de uma força-tarefa que envolve diversas secretarias, atuou de maneira exemplar ao acolhê-los na capital do Norte de Minas. Um gesto humanitário com seres humanos como quaisquer outros, que fogem de uma situação de extrema dificuldade em seu país de origem.

ACOLHIMENTO EXEMPLAR II

São 41 venezuelanos que chegaram a Montes Claros sem qualquer aviso por parte da Prefeitura de Itabuna, que, segundo o motorista do ônibus, foi quem custeou o transporte. Num primeiro momento, a Prefeitura de Montes Claros está disponibilizando abrigo provisório às famílias no ginásio Ana Lopes, anexo ao Parque Municipal, além de alimentação, atendimento de saúde e apoio socioassistencial. Ainda não se sabe qual será a solução a longo prazo. Alguns dos homens adultos venezuelanos já estão buscando emprego na cidade como forma de custear as despesas do grupo.

DENERVAL

Se for confirmada a candidatura do prefeito de Taiobeiras, Denerval Germano (PSDB), a deputado estadual, a tendência é que ele tenha uma boa votação em sua microrregião, o Alto Rio Pardo, extremo Norte de Minas. Está no quarto mandato como prefeito. Seu atual vice, Danilo Mendes, que assumiu a Prefeitura quando Denerval já não podia se reeleger, foi candidato a deputado estadual em 2022 e teve 27.711 votos, ficando na primeira suplência do União Brasil. É possível que Denerval, por ter uma carreira política mais longa que a de Danilo e ser mais conhecido nos municípios do entorno, alcance votação ainda maior, caso seja candidato.

DENERVAL II

Já escrevi aqui outras vezes e não custa repetir. A região do Alto Rio Pardo está carente de deputados para chamar de seus. Já chegou a ter, simultaneamente, dois deputados estaduais, ambos ex-prefeitos de Salinas: Geraldo Santana e Péricles Ferreira. Antes deles, a dupla era formada por Geraldo Santana e Sylo Costa. Há mais de 20 anos, o Alto Rio Pardo não elege nenhum deputado da própria região. Quem também cogita se candidatar na microrregião, além de Denerval, são dois nomes do PDT: o empresário Carlito Arruda, de Taiobeiras, e o prefeito de Salinas, Kinca Dias. Nesse caso, seria um ou outro, numa dobradinha com o deputado federal Paulo Guedes (PT).

PEGADA AMBIENTAL

Nesse domingo (16), o Instituto Pegada Ambiental, presidido pelo engenheiro Pedro Bicalho Maia, realizou o plantio de 500 mudas nativas no Parque Guimarães Rosa, no bairro Morada do Sol. A ação integrou a Corrida Pegada Ambiental 2025, promovida no último Dia da Árvore, em 21 de setembro. Para cada inscrito na prova, uma árvore seria plantada na cidade. Montes Claros tem um déficit gigantesco de arborização, especialmente considerando o clima local, e iniciativas como esta merecem aplausos e deveriam ser repetidas por outras instituições.

FALE COM A COLUNA

Para receber esta coluna em primeira mão, entre em contato com nossa lista de transmissão. 📲 Salve o número (38) 99865-5654 e envie uma mensagem solicitando a inscrição. Acompanhe também pelo Instagram: @pecealmeidajunior

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *