
MARÍLIA CANDIDATA
A prefeita de Contagem, Marília Campos (PT), pode ser a candidata do presidente Lula ao Governo de Minas Gerais caso o senador Rodrigo Pacheco (ainda no PSD) não tope a empreitada. Marília tem dito a interlocutores que, se for candidata em 2026, será a uma das duas vagas que se abrirão para Minas no Senado. No entanto, a garantia de um cargo expressivo em um eventual quarto mandato de Lula pode levá-la a disputar o governo estadual, caso necessário. Ela está em seu quarto mandato à frente da Prefeitura de Contagem. Foi reeleita em 2024 com 61% dos votos no primeiro turno, na terceira maior cidade do estado em população. Também foi duas vezes deputada estadual e vereadora. Marília tem uma das maiores avaliações positivas entre prefeitos de cidades com mais de 500 mil habitantes do país e é conhecida pela habilidade de dialogar com lideranças políticas para além da esquerda.
MARÍLIA CANDIDATA II
O crescimento da aprovação do presidente Lula e de sua intenção de votos nas pesquisas, algumas já indicando possível vitória em primeiro turno, está mudando as expectativas do partido em Minas Gerais. Apesar de Lula ter vencido as últimas eleições no estado, o PT não considerava lançar candidato ao governo, por entender que não teria chances de vitória. Agora, a aposta na nacionalização da eleição para o Governo de Minas tem feito o partido reconsiderar e, na ausência de Rodrigo Pacheco, pensar em um nome próprio que possa colar em Lula e acompanhar o desempenho do presidente na disputa estadual.
POSSE DE PIMENTA
Alencar da Silveira Júnior, enfim, marcou a data de sua posse no Tribunal de Contas de Minas. Ele deixará a Assembleia Legislativa para assumir uma vaga de conselheiro no dia 1º de dezembro. Com isso, o representante de Montes Claros, Carlos Pimenta (PDT), assumirá sua vaga no Legislativo estadual. Alencar, que já estava eleito para a nova função há bastante tempo, adiou ao máximo sua saída da Assembleia para garantir o direito de indicar emendas ao Orçamento do Estado para 2026. Assim, Carlos Pimenta só poderá apresentar emendas para o Orçamento de 2027. Isso significa que ele não terá emendas individuais no ano eleitoral e, se for candidato à reeleição, precisará negociar com suas bases em termos de futuro e não de presente.
DISCURSO DE MARLUS
É grande a expectativa para o pronunciamento do vereador Marlus do Independência (PSD) na reunião da Câmara Municipal de Montes Claros desta terça-feira (4), quando ele terá a oportunidade de explicar por que utilizou o carro oficial do Legislativo para ir ao evento de filiação do vice-governador Mateus Simões ao seu partido, em Belo Horizonte. A foto do veículo da Câmara estacionado em frente ao local do evento repercutiu em jornais e portais de notícias de todo o país. Aguardemos.
CISARP
O Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto Rio Pardo (CISARP) promove, nos dias 4 e 5 de novembro, no Espaço Vision, em Montes Claros, o Congresso Norte-Mineiro de Saúde Pública e Inovação. Serão dois dias inteiros de palestras e mesas-redondas com especialistas de diversas áreas da saúde pública. As inscrições são gratuitas, mas precisam ser feitas por meio de link disponível nas redes sociais do CISARP, pois as vagas são limitadas.
AGRADECIMENTO
Renovo meus agradecimentos à Somai Alimentos, na pessoa de seu diretor-presidente, Gustavo Crosara, que nos possibilitou escrever nosso primeiro livro às vésperas de completarmos 30 anos de jornalismo. Na última quinta-feira (30), na comunidade de Abóboras, lançamos o livro de nossa autoria “Dona Nenzinha – Raízes, Saberes e Lutas do Cerrado”, biografia de uma das mais importantes lideranças comunitárias da história de Montes Claros. Estiveram presentes diversas autoridades, entre elas a deputada estadual Leninha (PT), a vereadora Maria Helena Lopes (MDB), assessores dos deputados Célia Xakriabá (PSOL), Leleco Pimentel (PT) e Padre João (PT), o presidente do Hospital Aroldo Tourinho, professor Paulo César Almeida, além de representantes do Centro de Agricultura Alternativa, da Cooperativa Grande Sertão, da Emater e de associações do entorno de Abóboras, onde mora Dona Nenzinha. Em breve, o livro será disponibilizado gratuitamente na plataforma Kindle da Amazon.
FALE COM A COLUNA
Para receber esta coluna em primeira mão, entre em contato com nossa lista de transmissão:
📲 Salve o número (38) 99865-5654 e envie uma mensagem solicitando a inscrição.
Acompanhe também pelo Instagram: @pecealmeidajunior





