
O presidente Lula (PT) deverá estar em Montes Claros na próxima sexta-feira (29). A expectativa é de que ele participe da inauguração do Laboratório de Combustível Sustentável de Aviação (SAF) da Acelen Renováveis, localizado na zona rural do município, nas proximidades do distrito de Nova Esperança. O empreendimento representa um investimento total de R$ 314 milhões, dos quais R$ 258 milhões são financiados pelo governo federal, por meio do BNDES, dentro do novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
Lula em Montes Claros II
É provável que o governador Romeu Zema (Novo), já em pré-campanha para a presidência da República, não compareça. A presença do prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães, também é incerta, após ele ter participado de uma manifestação da extrema-direita local contra o ministro do STF Alexandre de Moraes, contra o próprio presidente Lula e em apoio a sanções dos Estados Unidos contra a economia brasileira. Políticos de oposição a Lula têm evitado agendas conjuntas com o presidente. Vale lembrar que Guilherme esteve presente no anúncio das obras de ampliação da Novo Nordisk, quando discursou em tom amistoso na presença de Lula. O cenário para sexta-feira, porém, é diferente.
Leninha na Europa
A deputada estadual Leninha (PT) cumpre nesta semana agenda internacional na Suíça e na Alemanha. Com ampla trajetória profissional e política na defesa da agroecologia, a parlamentar, a convite da HEKS e do movimento Blue Communities, conhecerá experiências europeias de sucesso nas áreas de agricultura orgânica, turismo local e gestão comunitária da água — reconhecida como direito humano e garantida por meio de infraestrutura pública e gratuita. Leninha também será palestrante em um seminário temático em Zurique sobre boas práticas de enfrentamento às mudanças climáticas. Ela está acompanhada pela assessora parlamentar Helen Santa Rosa.
Novela Carlos Pimenta
O ex-deputado estadual Carlos Pimenta (PDT) acompanha de perto a novela em torno da indicação do deputado estadual Alencar da Silveira Júnior para o Tribunal de Contas do Estado (TCE). A votação que deve confirmar sua ida ao TCE pode acontecer nesta quarta-feira, na Assembleia. Pimenta, que é o primeiro suplente do PDT, não deve assumir imediatamente a vaga titular, já que Alencar tem dito aos colegas que, mesmo com a nomeação, pretende permanecer na Assembleia por cerca de 90 dias antes de assumir a nova função. Fato é que ainda este ano Carlos Pimenta retornará ao mandato de deputado estadual.
MOC no Diretório Nacional
O ex-vereador de Montes Claros, Alfredo Ramos, atual secretário estadual de Finanças do PT, passou a compor, desde o último final de semana, o Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores. Considerado um dos dirigentes mais influentes do PT em Minas, sua chegada ao diretório nacional consolida essa posição. Alfredo também é um dos principais articuladores da pré-candidatura da deputada federal Gleide Andrade, reconduzida à tesouraria nacional do partido.
Nome de peso
Até ontem, o maior nome do North, recém-classificado para o Campeonato Mineiro da Primeira Divisão, era o de seu proprietário, o empresário Victor Oliveira, o Vitão. Mas, neste domingo, durante um show sertanejo no Parque de Exposições, ele anunciou o novo treinador da equipe: Kléberson, ex-meio-campista da Seleção Brasileira campeã mundial em 2002. Kléberson, que se destacou no Athletico Paranaense e atuou por várias temporadas no Manchester United, da Inglaterra, terá sua primeira experiência como técnico no North. É uma contratação de peso que deve dar moral ao elenco e deixar a diretoria mais focada nos bastidores. Um grande acerto do clube montes-clarense.
Fale com a Coluna
Para receber esta coluna em primeira mão, entre em contato com nossa lista de transmissão.
📲 Salve o número (38) 99865-5654 e envie uma mensagem solicitando a inscrição.
Acompanhe também pelo Instagram: @pecealmeidajunior





