
LANÇAMENTO DE PACOTE DE OBRAS
A Prefeitura de Montes Claros lançou, nesta segunda-feira (9), um novo pacote de obras. Segundo a administração municipal, o volume de investimentos anunciados gira em torno de R$ 1 bilhão, contemplando equipamentos como o Mocão e um novo hospital municipal geral. Em se tratando de Mocão e Hospital, porém, não existe novidade. O estádio já havia sido anunciado em 2023, quando, no contexto do lançamento da pré-candidatura do então vice-prefeito e atual prefeito Guilherme Guimarães, o então prefeito Humberto Souto apresentou o PIC, Programa de Investimento no Cidadão. À época, chegou inclusive a ser publicado o edital de licitação do estádio, antes das eleições municipais de 2024. A licitação, porém, foi cancelada logo após o pleito, ainda naquele ano.
LANÇAMENTO DE PACOTE DE OBRAS II
Em 2025, a Prefeitura de Montes Claros lançou uma nova licitação para o estádio municipal, mas não para a execução das obras físicas. O certame teve como objetivo a contratação de novos projetos de arquitetura e engenharia. O convite divulgado pela Prefeitura para esta segunda-feira anunciava uma solenidade de início das obras do estádio municipal e do hospital municipal. No entanto, não há, em nenhum dos dois casos, construtoras vencedoras de licitações para a execução das obras, até porque essas licitações ainda não foram realizadas. Tudo indica que somente após a conclusão dos projetos atualmente em contratação é que poderão ser abertas as licitações para as obras propriamente ditas. Apenas a partir daí será possível falar em assinatura de ordem de serviço ou em início efetivo das obras, como constava no convite oficial.
LANÇAMENTO DE PACOTE DE OBRAS III
O prefeito Guilherme Guimarães afirmou que as obras anunciadas hoje estarão concluídas até 2028, ano de encerramento do seu mandato e quando deverá disputar a reeleição. Em relação ao imbróglio envolvendo o nome do Mocão, o Município acabou adotando uma solução que já havia sido sugerida por esta coluna, não se sabe se por leitura atenta ou por mera coincidência. Inicialmente, o estádio se chamaria Antônio Lafetá Rebello, nome que inclusive constava na licitação cancelada de 2024. Já em 2025, a licitação para os projetos passou a mencionar Estádio Humberto Souto, em homenagem ao ex-prefeito, falecido no início do ano passado. Como, além do estádio, o projeto prevê um complexo com outros equipamentos esportivos, a solução encontrada foi denominar o conjunto como Complexo Esportivo Antônio Lafetá Rebello, abrigando, em seu interior, o Estádio Humberto Souto. Dessa forma, homenageia-se Humberto Souto sem gerar constrangimentos à família de Toninho.
LANÇAMENTO DE PACOTE DE OBRAS IV
O Hospital Municipal também já havia sido anunciado anteriormente. Talvez não em uma solenidade oficial específica, mas o projeto vem sendo citado pelo alto escalão da Prefeitura em praticamente todos os eventos e entrevistas concedidos pela administração, sendo de conhecimento público muito antes do anúncio desta segunda-feira. Há, neste momento, a impressão de um esforço de marketing, envolvendo política e comunicação, para dar novo fôlego à gestão de Guilherme Guimarães e recuperar sua popularidade em um ano estratégico. Em 2026, teremos eleições para deputado, e o prefeito precisa tornar majoritários, em Montes Claros, os candidatos apoiados pela administração municipal. Independentemente dos objetivos políticos, trata-se de obras importantes e necessárias para a cidade. A torcida é para que saiam do papel com a agilidade necessária e que, uma vez concluídas, possam atender a população com a qualidade que ela merece e precisa.
FALE COM A COLUNA
Para receber esta coluna em primeira mão, entre em contato com nossa lista de transmissão. 📲 Salve o número (38) 99865-5654 e envie uma mensagem solicitando sua inscrição. Acompanhe também no Instagram: @pecealmeidajunior






